Agradecer

Veridiana Avelino
3 min readMar 1, 2021

--

29/30 — Reserve o dia para praticar a gratidão.

Imagem: Pinterest

A gratidão é um dos sentimentos mais admiráveis que podemos ter. Quando agradecemos de verdade é como se estivéssemos dialogando com universo ou com o próprio Deus, que tanto nos dá, basta darmos uma rápida olhada à nossa volta.

Costumamos acreditar que muitos sentimentos vêm do coração, mas penso que a gratidão vem da alma. Uma alma grata é uma alma tranquila, que passa pelas intempéries da vida com resiliência, pois sabe que tem mais a agradecer do que lamentar.

Recebemos tanto e nem sempre agradecemos. Pensamos que é obrigação que as coisas sempre estejam dispostas para nós. Pensamos que é dever do sol brilhar, do ar estar agradável, das praias convidativas estarem nos esperando, da chuva cair e molhar a terra, do riso das crianças em nossos ouvidos… Coisas simples que nos rodeiam e nem sempre somos gratos, muitas vezes, por não percebê-las.

Estamos passando por um momento muito delicado e se olharmos para fora de nossa janela, veremos o quão difícil está o mundo e apenas por estarmos vivos já é um grande motivo de agradecimento. O simples ato de respirar hoje tem sido mais valorizado do que qualquer outra coisa e se nós podemos respirar nesse instante, devemos ser gratos.

Sejamos gratos por nossa família, nossos amigos, nossas capacidades motoras de ir e vir, respirar, ler, criar, escrever, pensar, se comunicar e também pela nossa vida, por ter um teto, comida, roupas, pelo básico que é tão importante.

Vamos agradecer pela beleza da vida e todas as possibilidades que temos em ser feliz. Sejamos gratos também pela arte, pela música, pelos poemas, pelos livros, pelas pinturas, fotografias, pela ciência, pelo conhecimento.

Agradeçamos também pelo amor que nos move e nos impulsiona em sermos melhores para nós e para os outros.

Sejamos gratos por ter a sensibilidade de vislumbrar sempre o melhor nas pessoas e também nos acontecimentos desafiadores que enfrentamos, sejamos gratos também nas adversidades.

Sejamos gratos pela oportunidade que temos de sempre aprender, de poder evoluir, de poder fazer algo de bom por alguém, sem esperar nada em troca.

Vamos também agradecer pela saúde de nosso corpo e tão importante quanto, pela nossa saúde mental. A faculdade de poder sentir cheiros, sabores, toques, de sorrir, de fazer alguém sorrir, de beijar, de abraçar, de ver as cores, ouvir os barulhos do dia são motivos especiais de agradecimentos.

“Em tudo dai graças”, disse Paulo aos tessalônicos e essa frase é tão forte e cheia de significados, pois nos orienta a agradecer pelas coisas boas e as não tão boas também, mas que são repletas de aprendizados. Carrego essa frase comigo desde sempre. Se pararmos para colocar na ponta do lápis quantas coisas boas têm acontecido conosco, ficaríamos boquiabertos. Por isso, toda noite, no meu momento de recolhimento, eu agradeço a Deus por tudo que me aconteceu durante o dia e durmo em paz.

Por fim, amigos, observem como há tantas coisas para agradecer e do fundo do coração eu desejo que todos tenham a percepção do valor do agradecimento. Não aquele agradecimento automático que geralmente fazemos, mas um agradecimento verdadeiro, vindo do íntimo da alma.

--

--

Veridiana Avelino

Leitora voraz e também escritora. Gosto de viver, conhecer lugares, experimentar sabores, sentir o cheiro das coisas. Ver esse mundo que Deus criou!